As redes sociais além de ser uma interação/comunicação entre
indivíduos pelo computador, também são páginas online onde é facilitado o
acesso a informação e ao conhecimento. Em um vídeo
do Youtube feito por alunos americanos,
retrata exatamente como é facilitador e dinâmico o uso de redes sociais.
Milhares de usuários da
internet são membros de uma ou mais redes sociais, mas como usar essa
ferramenta a favor da aprendizagem? Cada vez mais cedo, a internet passa a
fazer parte da vida dos nossos alunos, e isso é uma realidade imutável. As
redes sociais como o Facebook, Twitter, blogs e outros, se utilizados de forma
correta podem servir como um auxílio e complemento da educação em sala de aula,
como disponibilizar materiais de apoio ou promover discussões online. O Youtube
por exemplo, trás inúmeros
benefícios em sala de aula, pois o professor pode oferecer conteúdos que
sirvam como recursos didáticos para discussões em sala, armazenar todos os
videos trabalhados em um só lugar, montar um acervo virtual de seus trabalhos em vídeo,
permitir que os estudantes acessem assuntos de interesse com maior
profundidade, entre outros. Da mesma forma, o Facebook também possui pontos
positivos, pois oferece a possibilidade de criação de grupos de estudos,
publicação de eventos na área da educação e algumas escolas estão incluindo
essas redes sociais no planejamento de atividades escolares para a interação
com seus alunos, como a Escola
Parque, no Rio de Janeiro.
Tendo o professor como mediador, os alunos podem ter acesso a
conteúdos extras, debates online, acesso a um calendário de eventos, chat para
dúvidas ou até mesmo compartilhar bons exemplos. Porém como todo bom
profissional, os professores devem tomar alguns cuidados quando utilizarem esse
meio de aprendizagem, como definir com os alunos as regras do jogo:
brincadeiras inadequadas ou assuntos sem relação com o conteúdo trabalhado são
descartados, e passam a surgir representantes e lideres para ajudar os
professores nesse controle de disciplina online; E não excluir os alunos que
estão fora das redes sociais: conteúdos obrigatórios não podem estar só
disponibilizados nesse meio de comunicação, mas também ser enviado aos alunos
por email e outras fontes. O material colocado na web deve servir como um
complemento de aula.
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