Atual, inovador, “na moda”... São algumas denominações que alguns professores utilizam quando falam sobre o uso do blog na educação.
Hoje em dia percebemos que nossos professores fazem de tudo para chamar atenção dos alunos de diversas formas, seja por brincadeiras envolvendo os conteúdos em sala de aula, games ou até mesmo esses “diários” online, onde os alunos podem expor suas idéias e dúvidas, sempre compartilhando como uma rede social.
Um exemplo real desse incentivo ao uso de blogs é o Blog Educacional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com o intuito de conhecer as vantagens de utilizar os blogs como apoio interativo para práticas pedagógicas e fora desenvolvido para a disciplina Ambientes Digitais no processo de ensino-aprendizagem.
O estímulo à criatividade começa pela linguagem e a autonomia de compor tanto a aparência física como conteudista, que estimula uma comunicação mais aberta por meio de comentários, garantindo uma socialização.
Dessa forma, os blogs podem dar um complemento no processo ensino-aprendizagem e aumentar a comunicação lúdica entre professor-aluno, contribuindo positivamente para a formação intelectual do indivíduo.
O estímulo é fundamental para o desenvolvimento!!
Carol,
ResponderExcluirFaço parte do projeto de fomento ao uso das TICs na Educação na Universidade Estadual do Piauí - UESPI.
Aqui estamos capacitando os professores para utilizar os blogs dentro do processo de ensino-aprendizagem.
Depois publico a lista dos blogs que eles produziram.
Olá Eduardo!
ResponderExcluirMuito interessante, aguardo a lista com os endereços dos blogs produzidos.