quarta-feira, 25 de abril de 2012

TICS NA EDUCAÇÃO



As tecnologias da Informação e Comunicação – TICS, definido como um conjunto de recursos tecnológicos é utilizado para compartilhar informações e mais do que isso, proporcionar criatividade e qualidade desde o ensino básico ás atividades complementares, pesquisas cientificas e inovação no próprio Ensino á Distancia (EAD).

As TICS permitem um maior acesso á área do conhecimento, dentro ou fora da sala de aula. Nossos alunos são os chamados Nativos Digitais (tema abordado em um post antigo), e por isso devemos sempre buscar a atualização dos professores na área tecnológica, e, além disso, as próprias escolas devem buscar essa inovação, incentivando o desenvolvimento e interação dos alunos na sala de aula. Para oferecer o aprendizado aos alunos é essencial que os professores estejam preparados, oferecendo autonomia e mostrando as vantagens que a tecnologia pode trazer.

A UNESCO elaborou três documentos sobre a importância da tecnologia na educação, são eles: Marco Político (relação do sistema de ensino de uma região visando o desenvolvimento econômico e social), Módulos de Padrão e Competência (aplicação no currículo, planejamento e treinamento de professores) e por ultimo, Diretrizes de Implementação (desenvolvimento das competências em alunos/qualificação).

Um módulo muito interessante e fundamental para a dinâmica do professor em sala de aula é o I.C.3, onde o professor deve usar programas de apresentação e recursos digitais como apoio ao ensino. Por exemplo, na apresentação de um seminário ou uma palestra, os professores sejam capazes de elaborar apresentações em Power Point, e outros programas, criando plano de aulas bem formatados e a inovação de aulas dinâmicas em classe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário