quarta-feira, 16 de maio de 2012

TV Escola - Vídeos em Educação

Hoje, venho falar um pouquinho sobre o uso dos vídeos em educação.

Além de ser um jeito prático para professores em passar conteúdos mais complexos, também é fácil para o aluno se concentrar melhor na aula e ter vontade de estudar aquela matéria especifica.
Desde a Educação Infantil, com o uso de programas de desenhos pedagógicos, até o Ensino Médio para a transmissão de conteúdos para o vestibular, o material online vem sendo cada vez mais usado e estudado nas escolas para o auxilio ao professor em prol ao desenvolvimento do espaço escolar.
A TV Escola por exemplo é um canal da educação. É a televisão pública do Ministério da Educação destinada aos professores e educadores brasileiros, aos alunos e a todos interessados na aprendizagem. Tem o objetivo de auxiliar a escola e o professor e não substituí-los. Complementa a formação do professor em suas práticas de ensino. Já o canal UOL Educação, tem desde atualidades até assuntos como bullying e trote universitário, explorando os mais diferentes conteúdos na área da educação.


Playlist

Oi pessoal!

Organizei 3 videos do Youtube que achei muito interessante sobre Tecnologia Educacional!

O primeiro vídeo mostra um projeto criado para inspirar professores a usar tecnologia e com isso ajudar os alunos a desenvolverem competências em níveis elevados. As crianças mostram placas dizendo o quanto usam tecnologia em seu dia a dia e o que esperam desenvolver na escola.

O segundo vídeo fala sobre o conceito de Nativos Digitais e mostra em especial uma garotinha chamada Abby, que afirma ser uma "Nativa Digital", afirmando que gosta muito de ler e por isso deseja ter uma biblioteca online com acesso pelo seu Ibook. Além disso, o vídeo também retrata que crianças estão acostumadas a usar blogs, mandar mensagens instantâneas e ficar no Facebook várias horas por dia.

O terceiro vídeo é uma animação de publicidade feita por uma empresa de carteiras informatizadas Oppitz, em que o aluno chega á escola e encontra mesas com computadores, mostrando os beneficios de conforto, poucos gastos elétricos e até a substituição de mochilas por pendrives.